Caracterizado pelo seu alçado inclinado, o edifício do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego do Porto de Lisboa desenvolve-se ao longo de 9 pisos numa planta aproximadamente retangular com paredes exteriores e interiores de betão armado até aos últimos 3 pisos, passando a partir daí a exibir uma fachada exterior envidraçada apoiada em pilares de betão armado ou nas consolas das lajes.
A fachada virada ao rio avança 9 m relativamente à base. A conceção estrutural baseia-se no desenvolvimento da estrutura em torno do núcleo da caixa de escadas e elevadores de forma a manter a resultante das cargas gravíticas centradas nesse núcleo. Assim a carga permanente da estrutura virada para o rio, em consola, é compensada com a carga permanente da zona de tardoz também em consola. A exposição da estrutura às condições marítimas obrigou a adoção de características e disposições construtivas que cumprissem as adequadas exigências de durabilidade, nomeadamente no que se refere às características da resistência e compacidade do betão utilizado.
Lisboa
APL
Gonçalo Byrne
ENSUL
2000
2 100 m2