A ponte da Arrábida faz a travessia do rio Douro, ligando Vila Nova de Gaia ao Porto. Construída em 1963, a ponte tem um desenvolvimento total de 493.20 m com um arco de 270 m de corda e 52 m de flecha. O tabuleiro, continuo nos 493,2 m, em laje vigada com 12 vigas, tem uma largura de 26.50 m e vãos de 21.20 m. Além da conceção e processo construtivo, esta obra excecional constituiu recorde mundial de vão para arcos de betão. Em 1998, a A2P realizou a inspeção detalhada da estrutura tendo verificado que a principal anomalia era a extensa delaminação do betão e armaduras à vista devido à corrosão do aço pela ação dos cloretos que penetravam para o interior do betão. Esta observava-se nas vigas do tabuleiro, principalmente na zona sobre o arco, em locais de juntas de betonagem ou locais de deficiente colocação e vibração do betão traduzidas por segregação dos inertes, e em locais de recobrimento muito pequeno. A reabilitação geral da ponte incluiu a reparação local do betão, a injeção de fendas, a proteção geral do betão por pintura, a repavimentação e impermeabilização do tabuleiro, a substituição das juntas de dilatação e a monitorização do estado de proteção da estrutura de betão armado.
Porto
Infraestruturas de Portugal
Teixeira Duarte
2003
13 070 m2