O Viaduto Duarte Pacheco apresenta uma estrutura em betão armado, com 355m de extensão entre os eixos dos encontros, projetado em 1937 por João Alberto Barbosa Carmona e construído em 1944 pela “Sociedade de Empreitada de Obras Públicas, Lda” (SEOP, Lda).
Em 1993 e 1994, o LNEC realizou inspeções e ensaios, identificando fissuras associadas a reações expansivas no betão do tipo alcalis-silica. A reabilitação realizada em 2003 incluiu a reparação local das zonas com indícios de corrosão de armaduras, selagem de fendas, reabilitação e substituição de apoios, o reforço com laminados de fibra de carbono e a proteção contra corrosão com revestimento espesso e flexível. Em 2023 e 2024, foi realizado o reforço sísmico do viaduto, envolvendo o reforço das pilastras principais e a ligação longitudinal dos tabuleiros das estruturas do arco central e viadutos.
Lisboa
Infraestruturas de Portugal
Construtora do Tâmega (2003); Teixeira Duarte (2023)
2024
8 520 m2